Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Amapá

Novas estações metereológicas serão instaladas para monitorar as chuvas e nível dos rios

E-mail Imprimir PDF

A fim de fazer cumprir metas do PROGESTÃO, a Agência Nacional de Águas - ANA, encaminhou 4 novas estações meteorológicas automáticas para serem instaladas conforme planejamento realizado pelos técnicos do IEPA e Defesa Civil Estadual, em conformidade com Termo de Cooperação Mútua (TCM) assinado em 2013, que estabelece as competências de cada órgão.

Os técnicos lotados na Sala de Situação da ANA no Estado do Amapá, alocados no Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Estudos e Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá - NHMET/IEPA,  já estão fazendo a montagem e testes nos equipamentos recebidos, que são plataformas de coleta de dados (PCD).

Por meio das novas plataformas de coleta de dados (PCDs), as informações colhidas poderão ser  transmitidos via satélite e via rede de celular GSM, com informações sobre o nível e vazão do rio, bem como a quantidade de precipitação da chuva. Os instrumentos são fundamentais no estudo do regime pluviométrico e nível dos rios que compõe a bacia hidrográfica de nosso Estado.

Para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) estes equipamentos são imprescindíveis para munir o sistema de monitoramento e alerta para inundações e enchentes, pois são os desastres naturais mais comuns nas terras Tucujús.

A Sala de Situação da ANA tem a função de fazer o acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do estado para identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, permitindo a adoção antecipada de medidas mitigadoras com o objetivo de minimizar os efeitos de secas e inundações.

Após finalizada a fase de testes, uma equipe multidisciplinar composta por técnicos da meteorologia, hidrologia, geografia, informática e energia renovável (civis e bombeiros militares),  partirá para os municípios de Porto Grande e Serra do Navio, a fim de instalar tais equipamentos no período previsto de 18 de novembro a 04 de dezembro de 2016.

A intenção é que, a partir dessa ampliação da rede monitoramento hidrológica, seja possível atuar com maior eficiência na mitigação de inundações em  nosso Estado e reduzir os danos materiais causados pelos desastres naturais.


Assessoria de Comunicação da Defesa Civil – CB BM Marlon

Fone: (96) 4009-9150

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização ( Seg, 12 de Dezembro de 2016 09:51 )  

Adicionar comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.


Código de segurança
Atualizar

Você está aqui: Página Principal Notícias Novas estações metereológicas serão instaladas para monitorar as chuvas e nível dos rios