Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Amapá

Ação "Dia D de combate ao Aedes" vistoria 2.557 imóveis do bairro Perpétuo Socorro

E-mail Imprimir PDF

Na manhã da última sexta-feira, 26, o Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e demais parceiros, levou a mega ação "Dia D de combate ao Aedes" para a população do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. O "Dia D" é uma força tarefa que acontece mensalmente com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus.

Com essa iniciativa, a intenção do GEA é envolver a comunidade nas atividades do “Dia D”, promovendo a conscientização e participação nas ações preventivas, como por exemplo, eliminação de água parada, retirada de lixo que acumule água, identificação de focos do mosquito e a aplicação de larvicida, esse último realizado pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

O "Dia D" de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti contou com a adesão de vários órgãos públicos como, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Exército Brasileiro (EB - 34º BIS), por meio de seus servidores, além dos integrantes do Gabinete da deputada Estadual Marília Góes, e os agentes de endemias SEMSA.

Entre os voluntários do "Dia D" estiveram presentes 108 bombeiros militares, 40 militares do Exército Brasileiro e 187 civis, que percorreram todo os imóveis do bairro Perpétuo Socorro. Ao final da ação, 2.557 imóveis (entre residenciais e comerciais) foram trabalhados. Em 43 imóveis foram detectados focos do mosquito Aedes e houve a aplicação de larvicida em 15 deles, 655 imóveis estavam fechados e 23 moradores recusaram a visita das equipes de combate ao mosquito.

Na quarta-feira, 31, o bairro Nova Brasília, no município de Santana, será contemplado pela força tarefa "Dia D de combate ao Aedes aegypti". A coordenação geral da ação será da Prefeitura Municipal de Santana em parceria com o Governo do Estado e outros apoiadores.

 

 

 


Assessoria de Comunicação da Defesa Civil – SD BM FEM Karla Samara (Jornalista)

Fone: (96) 4009-9150

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Última atualização ( Seg, 05 de Setembro de 2016 09:49 )  

Adicionar comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.


Código de segurança
Atualizar

Você está aqui: Página Principal Notícias Ação "Dia D de combate ao Aedes" vistoria 2.557 imóveis do bairro Perpétuo Socorro