Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Amapá

Defesa Civil Estadual está em prontidão após previsão de chuvas e ventos fortes para os próximos dias

E-mail Imprimir PDF


De acordo com a previsão do Núcleo de Hidrometeorologia (NHMET) do IEPA, divulgado nesta quarta-feira, 20, há previsão de chuvas alternando de intensidade fraca a moderada sobre todos os municípios do Estado. Ainda segundo a análise meteorológica, a probabilidade de chuva mais intensa acompanhada de rajadas de ventos é maior entre a noite desta quarta-feira, madrugada e o início da manhã de quinta, ou seja, entre os dias 20 e 21, e também entre a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, dias 21 e 22, respectivamente, e esses fenômenos naturais podem intensificar a maré alta, que também está prevista para as madrugadas de quinta e sexta-feira.

Na PREVISÃO DO TEMPO (NHMET-IEPA) para o dia 20, " _As chuvas mais intensas deverão ocorrer sobre os municípios de Santana, Mazagão e Macapá, com acumulados variando entre 05 e 15 mm_. As pancadas rápidas de chuvas devem ocorrer em todo o Estado. *A noite e início da madrugada, na região metropolitana (Mazagão, Santana, Macapá e regiões vizinhas), pode ocorrer tempestade forte, acompanhada de ventanias e trovoadas, com acumulados de chuvas entre 20 e 40 mm.* Em Macapá, Santana e Mazagão e áreas litorâneas, os ventos podem chegar aos 25 Km/h com rajadas de 30 Km/h".

Na quinta-feira, 21, "as chuvas mais intensas deverão ocorrer sobre os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias, Itaubal, Mazagão, Santana e Macapá, onde as chuvas deverão registrar acumulados entre *20 e 50 mm*. Estas chuvas deverão ocorrer principalmente durante a *madrugada e início da manhã, acompanhadas de fortes rajadas de ventos e trovoadas.* Em Macapá, Santana e Mazagão e áreas litorâneas, os ventos podem chegar aos 20 Km/h com rajadas de 25 Km/h. A maré alta está prevista para às 4:36h e poderá atingir 3.1 metros", fonte: PREVISÃO DO TEMPO (NHMET-IEPA).

Já na sexta-feira, 22, o PROGNÓSTICO METEOROLÓGICO (NHMET-IEPA) aponta que "chuvas mais intensas deverão ocorrer sobre os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias, Itaubal, Mazagão, Santana e Macapá, com acumulados de chuvas variando entre *20 e 40 mm.* Estas chuvas devem ocorrer principalmente *durante a madrugada e início da manhã, acompanhada de ventos fortes e trovoadas.* Em Macapá, Santana e Mazagão e áreas litorâneas, os ventos podem chegar aos 18 Km/h com rajadas de 25 Km/h. A maré alta está prevista para às 05:08h podendo atingir 3.1 metros".

Diante das previsões o efetivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está atento e em prontidão para atuar de forma rápida e eficiente, caso seja necessário.

"Com alguns minutos de chuva intensa é comum o registro de alagamentos. Os ventos fortes podem provocar quedas de árvores e principalmente destelhamentos. Além disso, ainda pode ter registro do fenômeno "terras caídas", no bairro Aturiá, causado quando os ventos fortes coincidem com a maré alta. A população deve ficar atenta e ao menor sinal de perigo acionar o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil por meio dos números 190 e 193", orienta o Secretário Executivo de Defesa Civil, coronel BM Janary Picanço.

SD BM Karla Samara - jornalista CEDEC/CBMAP


 

 

 


Por SD BM FEM Karla Samara – jornalista

Assessoria de comunicação da CEDEC-AP

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(96) 4009-9150

Última atualização ( Ter, 16 de Agosto de 2016 10:14 )  

Adicionar comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.


Código de segurança
Atualizar

Você está aqui: Página Principal Notícias Defesa Civil Estadual está em prontidão após previsão de chuvas e ventos fortes para os próximos dias